Huambo - O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, defendeu, esta sexta-feira, uma maior interacção dos órgãos que intervêm na administração da justiça com a população, no âmbito das acções de reforço de segurança pública.
O governante, que falava no encontro de coordenação dos órgãos locais que intervêm na administração da justiça, recomendou o fortalecimento da cooperação e a conjugação de esforços entre os promotores de justiça, para maior humanização dos serviços e a melhoria da segurança social.
Pereira Alfredo disse ser urgente a construção de pontes de convivência, entre o cidadão e os órgãos judiciais, com foco na integração das políticas de organização social, com abordagem holística, para uma acção coordenada com as distintas instituições.
Referiu que os magistrados judiciais e do Ministério Público devem ser mais transparentes e responsáveis nos seus actos, para maior confiança da administração da justiça entre os órgãos vocacionados e a população, com propósito de se contribuir no desenvolvimento sustentável.
Por isso, pediu mais celeridade dos processos judiciais relacionados com a vandalização do património público, para desencorajar tais práticas, através de uma acção concertada e rigorosa, que deve envolver todas as forças vivas da sociedade para combate efectivo destes fenómenos sociais.
O governador considerou importante a promoção de programas pedagógicos e de intervenção pontual para a administração da justiça social, exercitando a sociologia dos povos, compreendendo cada vez a forma como eles se movem.
Disse que para se atingir esse desiderato exige esforços de todos a estarem focados na promoção da justiça social, para a sustentabilidade do desenvolvimento social e económico. LT/JSV/ALH