Luanda - O vice-presidente do Parlamento Europeu (PE), Marc Angel, enalteceu esta terça-feira, em Luanda, o papel de Angola em África e no quadro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) como facilitador da paz e da estabilidade do continente.
Em declarações à imprensa, à saída de um encontro com a presidente da Assembleia Nacional, o euro-deputado socialista do Luxemburgo reconheceu que Angola tem se destacado como facilitador da paz e da estabilidade em África.
Marc Angel, que se fez acompanhar do co-presidente da Assembleia Parlamentar Paritária OEACP-UE, Carlos Zorrinho, agradeceu às autoridades angolanas por albergar a reunião das Assembleias Constitutivas Paritárias de África, Caraíbas e Pacífico com a UE no âmbito do novo Acordo de Samoa, considerando um momento histórico.
No encontro com a líder do Parlamento angolano disse que passaram também em revista assuntos relacionados com a formação e qualificação da juventude e do acordo de desenvolvimento sustentável.
Por outro lado, o euro-deputado socialista português Carlos Zorrinho assinalou que reunião de Luanda tem como mote "o Novo Amanhecer na Relação entre a OEACP-UE, baseada no interesse dos povos".
Informou que nos próximos dias a União Europeia (UE) e o Governo Angolano vão avançar com a assinatura de um conjunto de acordos no valor de 90 milhões de euros, para o apoio à educação, segurança alimentar e sociedade civil.
Adiantou que o processo de cooperação com Angola vai incluir também a participação da UE na recuperação do Corredor do Lobito.
"Tudo isso é uma forma de se pôr em prática uma parceria entre iguais porque é assim que entendemos que devemos construir a paz", disse o eurodeputado.
Reconheceu que Angola tem cada vez mais um papel importante no quadro da SADC, africano e geopolítico.
Em relação ao Acordo de Samoa, no âmbito da nova parceria OEACP-UE, aclarou que o mesmo é multilateral e envolve mais de 70 países de África, Caraíbas e Pacífico e 27 países da UE (quatro continentes e dois biliões de pessoas) baseado no multilateralismo e na confiança em valores e na capacidade de resolver o problema dos cidadãos.
OEACP
Ainda esta terça-feira, Carolina Cerqueira dialogou com a presidente da Assembleia Parlamentar dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), Ana Rita Sithole, que agradeceu as autoridades angolanas por sediar a Assembleia Parlamentar Paritária OEACP-UE.
Enalteceu a organização de Angola pelas condições colocadas à disposição dos cerca de 400 parlamentares que se encontram a trabalhar no Palácio da Assembleia Nacional.
A co-Presidente da Assembleia Parlamentar Paritária África, Caraíbas e Pacifico-União Europeia regozijou-se pelo andamento dos trabalhos e pela eleição de uma deputada da Zâmbia, pertencente a sub-região da África Austral, em que Angola está inserida, para o Bureau África-UE.
Depois de constituídas as três Assembleias Regionais (África-UE, Caraíbas-EU e Pacífico-EU), à luz do Acordo de Samoa, Ana Sithole revelou que o momento mais alto do magno evento acontece na quarta-feira (21), com a Sessão Solene de Abertura da 1ª Sessão da Assembleia Parlamentar Paritária OEACP-UE. DC/VIC