Luanda - O primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba (PCC), Miguel Diaz-Canel, ressaltou este domingo, em Havana, as excelentes relações existentes e laços de amizade entre o MPLA e a formação política que dirige.
Numa mensagem, tornada pública por ocasião dos 67 anos da fundação do MPLA, o estadista destaca o compromisso de elevar cada vez mais os laços historicos entre os dois partidos.
“No 67º aniversário da sua fundação, felicitamos o MPLA, organização política à qual estamos unidos por laços históricos de irmandade", assinalou.
Reafirmou, na nota, o compromisso de aprofundar as relações entre os dois Partidos e governos.
O também o Presidente de Cuba, espera que as duas formações políticas estejam alinhadas no desenvolvimento comum, bem como no reforço da amizade e da solidariedade.
MPLA
Para o secretário do Bureau Politico para as Relações Internacionais do MPLA, Manuel Augusto, os laços históricos entre o MPLA e o PCC devem ser mantidos a todo custo.
Lembrou que são legados do primeiro presidente de Angola, Antonio Agostino Neto e do lider da Revolução cubana, Fidel Castro, forjados durante a luta de libertação nacional conduzido pelo MPLA.
A História regista que uma delegação do MPLA deslocou-se a Havana, em Julho de 1974, por ocasião das comemorações de mais um aniversário do Assalto ao Quartel de Moncada.
A delegação era portadora de uma mensagem de Agostinho Neto a Fidel Castro, a solicitar ajuda em instrutores militares, armas e apoio financeiro.
A missão abriria o caminho para contactos posteriores, que levariam Cuba a ajudar Angola.
O MPLA comemorou, este domingo, 10 de dezembro, o seu 67° aniversário com a aposta no melhoramento de vida dos cidadãos nacionais. VIC