Talatona - A paz constitui um elemento essencial para o alcance do desenvolvimento nacional, considerou, esta terça-feira, em Luanda, o presidente da Associação Plataforma de Orientação para o Desenvolvimento, Jofre dos Santos.
Em declaração à imprensa, no quadro da IIº Conferência Angola, Paz e Desenvolvimento, Jofre dos Santos, referiu que a paz permitiu maior participação da sociedade civil no processo do desenvolvimento do país.
"Olhando para o que foram os grandes ganhos ao longo desse período dos 22 anos e os grandes desafios que temos em prespectivas para o futuro, pensarmos na paz como alicerce ", disse.
Na óptica de Jofre dos Santos, o desenvolvimento que o país almejou, pensando na paz, teve como prespectiva maior investimento na área da educação, saúde, sectores elementares para o desenvolvimento, social, humano e económico do país.
Para comemorar esse período de paz, o evento veio congregar políticos e a sociedade civil para unir não apenas no processo de consolidação da paz, mas também do alcance do progresso que tanto se almeja.
Considerou as igrejas parceiras essenciais no processo de diálogo e de mediação de conflitos, elemento indispensável para o alcance do desenvolvimento.
Por outro lado, realçou como principal factor na componente da educação, a promoção da harmonia, empatia , solidariedade e unidade no seio dos cidadãos.
Segundo Jofre dos Santos, deve-se debater, investir mais na educação, saúde e potenciar o capital humano, para que se possa estar dotado de competências técnicas, científicas e humanas.
Conforme Jofre dos Santos, é necessário olhar-se para o aproveitamento racional dos recursos, maior participação da sociedade civil na vida pública, promoções da justiça social, democracia, estabilidade das famílias.VS/MAG