Ndalatando - Representantes de partidos políticos na oposição avaliaram positivamente a organização do processo de actualização eleitoral no Cuanza Norte, que permitiu a cobertura integral dos 10 municípios da província.
Os políticos fizeram esta avaliação durante um encontro promovido, quarta-feira, pelo Gabinete Provincial dos Registos, com os representantes de distintos partidos para informação do processo de consultas e reclamações, pagamento de subsídios aos operadores, balanço da base logística e inventário dos meios utilizados durante o processo.
O secretário provincial adjunto da Unita, Lito Domingos Miguel, destacou, principalmente, o facto de o governo ter solicitado a contribuição dos partidos políticos na mobilização dos seus membros para adesão aos BUAP, visando a correcção dos dados do registo, de modo a não encontrarem empecilhos durante a fase das eleições.
Já o secretário executivo provincial da Coligação CASA-CE, Aureliano Dala, também deu nota positiva à forma como decorreu o processo, mas apelou às autoridades administrativas que mobilizem pessoal e meios para permitir que os cidadãos que residem em zonas recônditas e de difícil acesso façam a correcção dos dados.
Segundo o Gabinete Provincial do Registos, os cidadãos que residem distante das sedes municipais e comunais deverão ceder os dados às autoridades tradicionais, que encaminharão às administrações para a devida correcção.
Em representação do Governo Provincial, a delegada da Justiça, Delfina Cabulumbo, considerou igualmente o encontro de proveitoso, face a interacção com os partidos políticos que se manifestaram prontos em continuar a cooperar com as autoridades para o êxito das eleições, previstas para Agosto próximo.
Na província do Cuanza Norte, de acordo com o balanço provincial do registo oficioso , foram actualizados os dados de 106 mil cidadãos eleitores.