Luanda - A participação do Presidente da República, João Lourenço, na 19.ª Cúpula do G20, realizada entre 18 e 19 de Novembro, no Rio de Janeiro (Brasil) marcou o noticiário político dos últimos sete dias.
Na "Cidade Maravilhosa", João Lourenço manteve um encontro de trabalho com o seu homólogo brasileiro Lula da Silva, e uma breve conversa com o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
O estadista angolano, por outro lado, recebeu os presidentes do Conselho Europeu e do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), respectivamente, Charles Michel e Akinwumi Adesina, a directora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, e o CEO do Grupo Industrial Farmacéutico EMS, Carlos Sánchez.
Na cúpula que juntou 55 delegações de 40 países e de 15 organismos internacionais, enquanto observador convidado, João Lourenço discursou nos temas “A Aliança Global de Combate à Fome e à Pobreza” e “Transição Energética”.
Outro destaque foi a nomeação, pelo Presidente João Lourenço, de Isaac dos Anjos, para ministro da Agricultura e Florestas, em substituição de António Francisco de Assis.
Num outro decreto, o Chefe de Estado nomeou Albano Vicente Lopes para o cargo de ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, antes ocupado por Paula Regina Simões de Oliveira.
Juliano Cuabi Niongue Capita foi nomeado vice-governador da província de Cabinda para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, funções anteriormente exercidas por Agostinho da Rocha Fernandes da Silva.
Realce também para a tomada de posse dos novos governantes, onde Presidente da República pediu a criação de políticas inovadoras no domínio da agricultura, com vista a maximizar os recursos disponíveis no sector.
Defendeu, por outro lado, a necessidade de se mudar o quadro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, sobretudo nas instituições públicas de ensino superior.
A ANGOP deu igualmente destaque à realização do IX Congresso Ordinário da JMPLA que elegeu Justino Capapinha como novo primeiro-secretário nacional da organização juvenil, com mil 100 votos a favor, num universo de mil 402 votantes.
Na abertura do conclave, o Presidente do MPLA, João Lourenço, disse que Angola conta com o apoio da juventude para dar o salto decisivo na economia e no desenvolvimento integral do país.
"Contamos com a vossa contribuição para ajudar o Executivo a encontrar as melhores soluções para os problemas que afligem a juventude", continuou.
Os últimos sete dias foram também marcados pela participação do ministro de Estado e Chefe da Casa Civil, Adão de Almeida, na Guiné-Bissau, nas celebrações alusivas ao Centenário de Amílcar Cabral.
Ainda capital guineense, o governante representou igualmente o país nas celebrações do 51º aniversário da Independência deste país e do 60º aniversário das Forças Armadas da República da Guiné-Bissau, que tiveram lugar sábado, 16.
Em Bissau, Adão de Almeida foi recebido, em audiência, pelo com o Presidente Umaro Sissoco Embaló, que serviu para abordar as relações de amizade e cooperação, com ênfase aos laços históricos e diplomáticos.
A terceira reunião ordinária do Conselho de Segurança Nacional,orientada pelo Presidente da República e comandante-em-chefe das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço, também mereceu manchete.
Realce ainda para Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) que reafirmou, em Harare, (Zimbabwe), o seu compromisso inabalável de trabalhar com Moçambique para garantir a paz, a segurança e a estabilidade através das estruturas do órgão de cooperação nas áreas de política, defesa e segurança. VIC