Luanda - O Parlamento angolano e o Congresso norte-americano têm um papel importante a desempenhar, tendo em conta o reforço das relações bilaterais, defendeu, esta quinta-feira, em Washington, o embaixador de Angola nos Estados Unidos da América (EUA), Agostinho Van-Dúnem.
De acordo com uma nota de imprensa, enviada à ANGOP, o ponto de vista do diplomata foi apresentado durante um encontro de trabalho com a Congressista Republicana, Young Kim, que serviu para analisar o nível de cooperação entre as duas casas de lei.
No rescaldo do encontro com a congressista que também é membro do sub-comité para os Assuntos Africanos do Senado dos EUA, Agostinho Van-Dúnem, afirmou que as partes concluíram que as relações entre Angola e os EUA se encontram no seu momento mais alto.
O momento também serviu para apresentar as políticas de diversificação económica do Executivo, a segurança e a estabilidade política regional, o reforço da democracia e o respeito pelos Direitos Humanos.
O embaixador manifestou a pretensão de tornar estes encontros regulares, para que as autoridades americanas conheçam a realidade angolana.
Angola e os EUA assinaram, em 2010, um acordo de parceria estratégica, e cooperam em vários domínios, com realce para o comércio, finanças, energia, indústria transformadora, segurança, saúde e justiça.
Angola exporta para os Estados Unidos petróleo e diamantes e compra a este país alimentos, equipamentos para o sector petrolífero e maquinaria diversa.
Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA na África Subsaariana devido, sobretudo, à exportação de petróleo. VIC