Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Parlamento angolano destaca Ramos-Horta

     Política              
  • Luanda • Segunda, 08 Julho de 2024 | 19h34
Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira
Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira
Nelson Malamba - ANGOP

Luanda - A presidente do Parlamento angolano, Carolina Cerqueira, destacou, esta segunda-feira, o percurso de vida do Chefe de Estado de Timor-Leste, José Ramos-Horta, com realce para a sua dedicação à causa da independência do seu país.

A parlamentar, que discursava na Reunião Plenária Solene da Assembleia Nacional, por ocasião da visita de Estado do Presidente de Timor-Leste a Angola, dedicada ao reforço da cooperação bilateral, manifestou satisfação pelo facto de o Parlamento angolano ter recebido pela primeira vez um Prémio Nobel da Paz..

"O seu percurso de vida é o seu melhor cartão postal. Uma vida de trabalho pela causa timorense", disse, lembrando que aos 18 anos José Ramos-Horta enfrentou o seu primeiro exílio, ao que se seguiram mais dois, tendo sido a pessoa mais jovem a discursar na Organização das Nações Unidas.

Carolina Cerqueira deu conta que a presença do Estadista timorense "serve de referência para o caminho que escolhemos em sermos os legítimos e exímios representantes do povo soberano e, acima de tudo, os defensores intransigentes dos direitos humanos".

Para a líder parlamentar, Ramos-Horta teve sempre um modelo de vida de perdão, solidariedade, de ensinar a sarar as feridas e de apelo aos timorenses para não viverem de olhos postos no sofrimento do passado, mas a ser confiantes no futuro e saber virar a página da história recente, sempre em busca da coesão, fraternidade, igualdade e do desenvolvimento social.

A esse respeito, destacou que o mundo soube reconhecer essa dedicação, com a atribuição do prestigiado Prémio Nobel da Paz, em 1996. 

Notou que o povo timorense soube reconhecer essa dedicação, depositando, em 2022, confiança para desempenhar novamente o cargo da mais alto magistrado do país, após ter cessado funções em 2012.

Disse que a visita de Ramos-Horta ao país representa um gesto da fraternal amizade que une os povos de Timor-Leste e de Angola. 

"Temos muitos valores que nos unem. Une-nos um passado comum de luta contra o colonialismo. E, alcançada a sua independência no ano de 1975, Angola sempre solidarizou-se com a causa timorense", assinalou.

Lembrou que foram durante os mandatos dos Presidentes Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos que o mundo tomou consciência da repressão Indonésia contra Timor-Leste, devido ao apoio concertado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), onde se destaca o importante papel do povo angolano e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Timor-Leste comemorou, em Maio do ano em curso, 22 anos da sua independência e Angola comemorou em Abril deste ano 22 anos desde que alcançou a paz.

De acordo com a parlamentar, estas datas representaram "o culminar de caminhos que tiveram tanto de sofrimento e de dor, como de coragem e de esperança num amanhã melhor para os nossos povos".

Enfatizou que nos momentos mais sombrios, a luta pela autodeterminação do povo timorense representou um exemplo de grandeza da nação e de resiliência de um povo que sempre lutou para manter acesa a chama da liberdade, como foi reconhecido pelo Papa Francisco,  em 2014.

Parlamento com boa representatividade 

Ao visitante, Carolina Cerqueira assinalou que o Parlamento angolano se orgulha, hoje, de ter uma representatividade geracional e do género jamais alcançada.

Considerou uma referência da visão de inclusão política da juventude e das mulheres nos órgãos de tomada de decisão que o Presidente João Lourenço tem vindo a promover em todos os sectores da vida política, económica e social do país.

Ressaltou, igualmente, o papel do Chefe de Estado angolano na paz, "principal alicerce da democracia e do Estado de Direito, mérito que lhe valeu o título de Campeão da Paz".

Relações bilaterais 

Angola e Timor-Leste estabeleceram relações diplomáticas no dia 20 de Maio de 2002. Ambos os países são membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e tem cooperado em vários domínios dentro da organização.

A República Democrática de Timor-Leste é um país insular localizado na Ilha de Timor, no Sudoeste da Ásia. A sua capital é  a cidade de Dili.

Foi colónia portuguesa até 1975, quando conquistou a sua independência. Mas um ano mais tarde foi anexado à Indonésia e só se tornou independente novamente em 2002, quando a sua soberania internacionalmente reconhecida. DC/SC





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+