Luanda - A Assembleia Nacional participa de 15 a 19 de Abril, em Livingstone, República da Zâmbia, na 14.ª Sessão Ordinária da Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGIL).
A delegação parlamentar angolana, segundo uma nota de imprensa distribuída, hoje, quarta-feira, à ANGOP, é chefiada pelo presidente do Grupo Nacional de Acompanhamento às Organizações Parlamentares Regionais, Pedro Sebastião, e integra ainda os deputados Sérgio Vaz, Suzana de Melo, Celso Capingala e Djamila de Almeida.
No cumprimento da agenda, os parlamentares angolanos participam, desde segunda-feira, nas reuniões preparatórias de comissões sob os temas Paz e Segurança, Democracia e Boa Governação, bem como na vigésima oitava Sessão Ordinária do Comité Executivo.
A abertura oficial da 14.ª sessão acontece na quinta-feira (18), com a apresentação e debate sobre “O Papel do Parlamento na Adaptação às Alterações Climáticas na Região dos Grandes Lagos”.
A situação política, de segurança e humanitária, bem como a informação sobre a missão de constatação parlamentar em curso no conflito da RDC serão, entre outros temas, discutidos e analisados na décima quarta Sessão do FP-RGL.
O Fórum Parlamentar da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL) é uma organização inter-parlamentar que reúne os parlamentos nacionais dos 12 estados membros da CIRGL, nomeadamente Angola, Burundi, República Centro Africana (RCA), Congo, Quénia, República Democrática do Congo (RDC), Rwanda, Sudão do Sul, Sudão, Uganda, Tanzânia e Zâmbia.
A organização foi criada a 4 de Dezembro de 2008, em Kigali, República Rwanda, após a assinatura do Acordo Inter-parlamentar que o estabelece. ART