Luanda - Uma delegação parlamentar angolana, chefiada pelo presidente da 10.ª Comissão de Trabalho Especializada, Vigílio Tyova, participa desde hoje, em Pretória, África do Sul, no 23.° Seminário Regional sobre a Implementação do Direito Internacional Humanitário (DIH) na África Austral e nos Estados Insulares do Oceano Índico.
O evento, com duração de três dias, é organizado pelo Departamento de Relações Internacionais e Cooperação (DIRCO) da África do Sul, em parceria com o Comité Internacional da Cruz Vermelha, no quadro das celebrações do 75.° aniversário da adopção da Convenção de Genebra de 1949.
A reunião vai analisar a situação da implementação do direito internacional humanitário nos países da região.
Papel do legislador angolano
Durante a abertura do seminário, que decorre sob o lema, "Fortalecendo a Humanidade" , o presidente da 10.ª Comissão, Vigílio Tyova, destacou o papel do legislador angolano na implementação do direito Internacional humanitário.
O seminário proporciona, aos Estados da região, uma oportunidade anual de compartilhar experiências, conquistas e desafios sobre o Direito Internacional Humanitário, bem como a partilha de resultados tangíveis e recomendações.
Integra também a delegação parlamentar angolana o deputado João Kanda Bernardo, 1.° secretário da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Ambiente (10.ª Comissão).ART