Luanda - A delegação parlamentar angolana encabeçada pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, participou, esta quarta-feira, na sessão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara Federal de Deputados do Congresso Brasileiro.
Depois de manifestarem a sua alegria ante a presença da delegação parlamentar angolana, deputados brasileiros, que intervieram, destacaram os laços históricos, de amizade e irmandade que unem os dois povos e países.
Foi realçado o espaço privilegiado que a cultura angolana ocupa no Brasil através da literatura, com a publicação de obras de escritores angolanos, com particular destaque para Agostinho Neto, Pepetela e Ondjaki.
No quadro da celebração dos 200 anos do Senado do Brasil, os parlamentares angolanos participaram, na terça-feira, no seminário internacional “Democracia e Novas Tecnologias - Desafios da Era Digital”, em conferências e painéis onde foram abordados temas como “Tecnologia e Democracia-Como garantir valores fundamentais”, “Democracia Digital- Lições e Desafios”, “Inteligência Artificial” e “Democracia- Perspectivas para o Futuro, Estado Mínimo, Democracia, Trabalho e Inteligência Artificial”.
No último dia da sua agenda de trabalho no Brasil, a delegação angolana marcou presença nos debates sobre “Design Constitucional – Governando Tecnologia e Agentes Digitais no Século XXI”, ”Defesa da Democracia no mundo Tecnológico e Internet” e “Campanhas Eleitorais-Impasses e Alternativas”.
A delegação da Assembleia Nacional assistiu, na noite de segunda-feira, a um espetáculo artístico musical denominado “Senado 200 anos- Uma Jornada Rumo ao Futuro”.
A delegação é integrada pelos deputados Ângela Bragança, Américo Chivukuvuku e Vigílio Tyova. VIC