Luanda - Um grupo de 14 deputados britânicos, visitaram, esta segunda-feira, em Luanda, as instalações da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), situado no edifício Margareth Anstee, em homenagem a diplomata inglesa e antiga enviada especial do secretário-geral das Nações Unidas para Angola, nas primeiras eleições gerais do país, em 1992.
A delegação que participa na 147ª Assembleia da União Inter Parlamentar (UIP) , acompanhada do presidente da instituição, Manuel Pereira da Silva, percorreu os vários compartimentos do edifício e regozijou-se com a homenagem feita pelas autoridades à sua compatriota, falecida a 25 de Agosto de 2016, com 90 anos de idade.
Margaret Anstee foi a primeira mulher a ser nomeada pelas Nações Unidas para um dos mais altos cargos da organização, a responsabilidade de liderar a Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola (UNAVEM II), fundada em 1991 e concluída em 1995, acumulando esse cargo com o de representante especial do secretário-geral da organização, entre 1992 a 1993.
Durante a visita os parlamentares receberam ainda informações de como foi elaborado o processo eleitoral de 24 de Agosto de 2022 no país, bem como enalteceram o grau de organização da CNE para realização de eleições dentro dos padrões aceitáveis em democracia, nomeadamente com rigor, liberdade e transparência.
De acordo Tim Loughton, deputado pelo Partido Conservador, com as informações recebidas os processos democráticos são elaborados com muita responsabilidade e a CNE em Angola cumpriu com as leis do país, sublinhando ser uma grande honra para o Reino Unido ter o nome da Margareth Asteen exposto no edifício da instituição.
“Durante a apresentação do processo eleitoral, a CNE demonstrou que trata desses assuntos com muita sinceridade e transparência por formas a que os eleitores estejam bem esclarecidos“, frisou.
Por sua vez, o membro da Câmara do Lordes, a câmara alta do parlamento do Reino Unido, Lord Rennard afirmou que teve uma boa impressão e está radiante pelo tributo importante feito a "senhora Margareth Asteen" que ajudou o estabelecimento da democracia em Angola.
A 147ª Assembleia-Geral da União Interparlamentar (UIP) inicia esta segunda-feira (23), na Baía da Marginal de Luanda, com o lema central "Acção Parlamentar para a Paz, Justiça e Instituições Fortes”. EVC/VIC