Benguela – A presidente da Assembleia da República de Moçambique, Esperança Laurinda Francisco Bias, manifestou hoje, segunda-feira, em Benguela, a intenção de iniciar troca de missões parlamentares entre deputados angolanos e moçambicanos.
A lider parlamentar de Moçambique disse à imprensa, à margem de um encontro com deputados do circulo provincial, que existem algumas especificidades na Assembleia Angolana, como a figura dos coordenadores dos circulos provinciais, que tambem são deputados, o que não se observa em Moçambique.
Explicou que em Moçambique a fisalizações dos deputados é feita através de comissões ou dos grupos parlamentares, razão pela qual manfestou o interesse de enviar deputados moçambicanos em missões a Angola, no sentido de aprimorar novas expriências.
Questionada sobre as razões da sua visita à província de Benguela, destacou o potencial económico da região, acrescentando que, enquanto deputados, devem estar atentos às actiividades de domínio económico.
Fez saber que os deputados moçambicanos pretendem com esse espírito perceber como os angolanos fazem a fiscalização das aciividades económicas.
Acompanhada pela sua homóloga angolana, Carolina Cerqueira, a comitiva foi recebida pelo governador da provícnia de Benguela, Luís Nunes, com quem mantiveram um encontro de cortesia.
No quadro da sua agenda de trabalho, a presidente da Assembleia Nacional de República e Moçambique visitou hoje o Museu Nacional de Arquelogia, na cidade de Benguela, enquanto que para terça-feira está prevista uma deslocação à Central Fotovoltáica do Biópio, a 42 quilometros da cidade do Lobito, bem como à Refinaria daquela cidade ferro-portuária.
Na ocasião, a presidenete da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira, anunciou, ainda para este ano, uma troca de experiências entre delegações das respectivas Assenbleias Nacionais para que, no terreno, haja troca de imprrsssões e desenvolvimento de novas habilidades, em termos de cooperação no âmbito parlamentar.
De acordo com Carolina Cerqueira, os parlamentares devem estar ligados a tecnologia e aos meios de comunicação social, para maior proximidade do eleitorado em todas áreas.
O regresso da delegação à capital do país está previsto para o final da tarde de terça-feira.