Luanda - O deputado angolano Diamantino Mussokola instou, esta quinta-feira, em Livingstone, Zâmbia, o FP-SADC a prestar maior atenção às medidas destinadas a melhorar a transparência e a integridade eleitoral, com vista a se prevenir a violência pós-eleitoral e reforçar a confiança nos processos eleitorais.
Intervindo na sessão plenária da 56ª Assembleia do FP-SADC, Diamantino Mussokola felicitou os Estados-membros que realizaram eleições com transições pacíficas, com base na Lei Modelo sobre Eleições do FP-SADC.
Durante a sua intervenção, o deputado manifestou preocupação face à situação pós-eleitoral que se vive em Moçambique, solicitando ao FP-SADC a solidariedade e o apoio ao povo moçambicano.
Destacou a necessidade de todos os actores moçambicanos se juntarem ao FP- SADC para trazerem a paz e a estabilidade, com vista se pôr fim às mortes e ao sofrimento do povo.
A sessão desta quinta-feira foi marcada pela apresentação e apreciação dos relatórios da Comissão Permanente de Desenvolvimento Humano e Social, Programas Especiais da Comissão Permanente de Democratização, Governação e Direitos Humanos, da Comissão Permanente de Comércio, Indústria, Finanças e Investimento, da Comissão Permanente de Alimentação, Agricultura, Recursos Naturais e Acção Climática, bem como da Comissão Parlamentar Regional de Fiscalização das Leis-Modelo.
A delegação angolana à 56.ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC é chefiada pela presidente Carolina Cerqueira, e integrada pelos deputados Pedro Sebastião, Ruth Mendes, Teresa Neto e Diamantino Mussokola.ART