Luanda - A presidente da Assembleia Nacional (PAN), Carolina Cerqueira, encorajou, esta quarta-feira, as jovens do Centro de Acolhimento Mamã Muxima a engajarem-se nos estudos, sobretudo das novas tecnologias.
A parlamentar fez esse pronunciamento no final de um encontro que manteve com um grupo de meninas pertencente ao referido lar, após o workshop promovido pelo Grupo de Mulheres Parlamentares, no quadro do Dia da Mulher Africana, que hoje (31 de Julho) se assinala.
De acordo com a parlamentar, “o mundo é da inteligência artificial, do conhecimento científico e da investigação, devendo, no entanto, serem capacitadas e tornarem-se peritas em novas tecnologias”.
Carolina Cerqueira aplaudiu o apoio institucional e a solidariedade das deputadas, no sentido de proporcionar a oportunidades, sobretudo para jovens meninas e mulheres vulneráveis, de conhecer o órgão de soberania e constatar que a prioridade da Assembleia Nacional (AN) é servir o povo nas mais variadas franjas da sociedade.
“A causa das mulheres não é só minha, é igualmente da AN que tem deputadas muito dinâmicas, acérrimas defensoras da igualdade, dos direitos e das oportunidades das mulheres”, sublinhou.
Por sua vez, a responsável do Centro de Acolhimento, irmã Adriana Nunes, explicou que para o sustento do lar e formação académica das meninas dependem de doações de bem feitores, realidade que não tem sido fácil para a instituição.
Fez saber que essas meninas, na sua maioria órfãs, só deixam o lar depois de se tornam independentes com possibilidade de um emprego e, consequentemente, o auto-sustento.
O centro controla 116 crianças. MGM/SC