Luanda - A presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, recebeu esta sexta-feira, em audiência, o embaixador da Argélia em Angola, Abdelhakim Mihoubi, com quem abordou aspectos ligados ao reforço da cooperação parlamentar entre os dois países.
Em declarações à imprensa, à saída do encontro, o diplomata argelino disse terem analisado, em particular, a criação de um comité de amizade inter-parlamentar, bem como assuntos relativos a uma visita à Argélia da líder da Casa das Leis angolana, que se espera para o início do próximo ano.
De forma geral, Abdelhakim Mihoubi considerou muito boas e históricas as relações entre os dois Estados, que referiu existirem desde o período colonial, e manifestou o desejo em ver reforçadas.
Segundo o embaixador, o momento foi igualmente aproveitado para falarem sobre questões que se prendem com a situação humanitária na região palestiana de Gaza, sobretudo o papel que os parlamentos podem desenvolver para “acudir” aquelas populações e a necessidade de apoiar com bens como alimentação, água e combustíveis.
“E neste ambito, aprecio muito a posição de Angola com relação à situação em Gaza, em particular a posição que foi expressa pelo Presidente da República, João Lourenço”, sublinhou o diplomata.
Angola e Argélia cooperam em vários domínios, entre os quais petróleos e educação. VC/ADR