Luanda - Um Acordo para a Implementação do Programa de Desenvolvimento Económico e Social no Domínio da Desminagem, avaliado em dois milhões de Dólares americanos, foi assinado quinta-feira, em Luanda, entre Angola e Japão.
O acordo, por troca de notas, foi rubricado pelo secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, e pelo Embaixador do Japão em Angola, Maruhashi Jiro.
O responsável angolano destacou que o ententimento traduz o bom nível de relação que Angola tem com o Japão, reforçando que o país tem equipamento de desminagem que precisa de ser reparado, pelo que a presente doação vai ajudar a colmatar a situação.
Por sua vez, Maruhashi Jiro referiu que o acordo assinado incorpora a declaração de Yokohama, com o objectivo de apoiar o desenvolvimento abrangente e sustentável em Angola.
O Programa de Desenvolvimento Económico e Social consiste na doação de acessórios para as máquinas de desminagem, oficina móvel, peças de reposição e capacitação dos técnicos para o Instituto Nacional de Desminagem (INAD) da Comissão Executiva de Desminagem (CED).
Em Angola, o Japão tem desenvolvido vários projectos em áreas como a desminagem, infra-estruturas, energia, agricultura, educação e saúde.
No âmbito das trocas comerciais, Angola importa do Japão mercadorias como automóveis, aço, ferro e outros equipamentos, e exporta para o país asiático maioritariamente, petróleo e matéria-prima.