Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola apresenta avanços no Processo de Luanda

     Política              
  • Luanda • Sábado, 16 Novembro de 2024 | 13h35
Ministro das relações exteriores, Téte António
Ministro das relações exteriores, Téte António
DR

Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, destacou sexta-feira, em Luanda, os avanços concretos obtidos no âmbito do Processo de Luanda, durante um encontro entre delegações de Angola e do Comité de Sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) relativo à República Democrática do Congo (RDC).

Os resultados alcançados foram apresentados às Nações Unidas, demonstrando a determinação de Angola em persuadir as partes a considerar a proposta e manter as negociações para a estabilidade na região.

Realizado no Ministério das Relações Exteriores, o encontro foi presidido pelo ministro Téte António e pelo embaixador Michael Kanu, representante permanente da Serra Leoa nas Nações Unidas e presidente do Comité.

A reunião integra uma série de visitas do Comité da ONU à região, que inclui Angola, RDC, Uganda e Rwanda, entre os dias 14 e 25 de Novembro.

Processo de Luanda como Plataforma de Diálogo

Téte António sublinhou que o Processo de Luanda, em paralelo com o Processo de Nairobi, é, actualmente, uma das únicas plataformas de diálogo para resolver o conflito no Leste da RDC. 

Desde o início de 2024, Angola organizou cinco reuniões ministeriais em Luanda, aproximando as partes envolvidas, RDC e Rwanda e promovendo o consenso.

Entre os avanços destacados, está o cessar-fogo no Leste da RDC, em vigor desde 4 de agosto de 2024, supervisionado pelo Mecanismo de Verificação Ad-Hoc Reforçado. Angola, também, liderou a elaboração do Plano Harmonizado de Neutralização das FDLR (Forças Democráticas para a Libertação do Ruanda) e do Plano de Desengajamento de Forças e Levantamento das Medidas de Defesa do Rwanda.

Os peritos da RDC, Rwanda e Angola aprovaram o Conceito de Operações (CONOPs), uma ferramenta estratégica para a implementação dos planos. Além disso, foram nomeados oficiais de ligação dos dois países e lançado oficialmente o Mecanismo de Verificação Ad-Hoc Reforçado, em 5 de Novembro de 2024.

O ministro lembrou aos presentes que, o Presidente da República, João Lourenço, reforçou o compromisso de Angola na mediação do conflito ao realizar encontros separados com os Presidentes Paul Kagame (Ruanda) e Félix Tshisekedi (RDC), em Agosto.

Durante as reuniões, apresentou uma Proposta de Acordo de Paz para relançar o diálogo e alcançar um compromisso vinculativo.

O Comité de Sanções do Conselho de Segurança da ONU, criado pela Resolução 1533 (2004), tem a responsabilidade de monitorizar o cumprimento das sanções no contexto do conflito na RDC.

A organização avalia relatórios de especialistas, promove o diálogo entre as partes e apoia os esforços de reconstrução e segurança no país.ART





Fotos em destaque

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h23


Notícias de Interesse

Chefe da diplomacia da UE anuncia visita aos Estados Unidos

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 09h23

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+