Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Parlamentos da SADC trabalham na padronização de estratégias de formação

     Política              
  • Luanda • Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 15h36
Primeira mesa redonda da Instituições de Capacitação e Formação dos Parlamentos da SADC
Primeira mesa redonda da Instituições de Capacitação e Formação dos Parlamentos da SADC
Marcela Ganga-ANGOP

Luanda – O alinhamento e padronização das políticas e metodologias relativas à capacitação e formação nos Parlamentos constitui um dos resultados esperados na primeira mesa redonda das Instituições de Capacitação e Formação Parlamentos da SADC, que decorreu esta quinta-feira (30), em Luanda.

O encontro, o primeiro do género dirigido a técnicos parlamentares, visa ainda a melhoria na compreensão do processo de planificação e execução das acções de capacitação e formação no contexto dos Parlamentos, maximização da gestão das instituições de capacitação e formação parlamentar.

Esta primeira mesa redonda das Instituições de Capacitação e Formação Parlamentos da SADC visou ainda a partilha boas práticas entre instituições de capacitação e formação dos órgãos legislativos da região, bem como congregar os profissionais das mesmas.

De igual modo, reflectir sobre políticas de capacitação e formação nos parlamentos, analisar a oferta formativa das instituições de capacitação e formação parlamentar, identificando as melhores metodologias para gestão das acções de capacitação e formação no contexto dos parlamentos, fazem igualmente parte dos seus objectivos.

Eles têm ainda como objectivos identificar os critérios de selecção e construção da bolsa de formadores das acções de capacitação e formação parlamentar, bem como avaliar os métodos de gestão eficiente das instituições.

Em declarações à imprensa, o director-geral adjunto da Academia Parlamentar angolana, Yaba Alberto, fez saber que a instituição é uma unidade orgânica nova do Parlamento angolano, portanto urge a necessidade da partilha de boas práticas com outras instituições já experimentadas como o Ghana, Quénia e a Nigéria.

“Julgamos que beber da sua experiência vai ser benéfico não só para a Academia Parlamentar da Assembleia Nacional, assim como de todos os outros países participantes”, reforçou.

Segundo o responsável, os parlamentos a nível da região estão firmes, tendo em consideração que possuem uma instituição de administração parlamentar “muito” desenvolvida.

Academia Parlamentar tem como propósito elevar a qualidade dos serviços que os quadros do Parlamento prestam aos deputados, contribuindo deste modo para o melhor desempenho da casa das leis.  MGM/SC





Fotos em destaque

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 14h14


Notícias de Interesse

Girabola2024-25: Desportivo garante vitória no tempo extra

 Sábado, 01 Fevereiro de 2025 | 09h05

Resenha Africana da Semana

 Sábado, 01 Fevereiro de 2025 | 08h42

Angola com 87 casos suspeitos de cólera

 Sábado, 01 Fevereiro de 2025 | 07h45

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+