Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Parlamentos da SADC trabalham na padronização de estratégias de formação

     Política              
  • Luanda • Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 15h36
Primeira mesa redonda da Instituições de Capacitação e Formação dos Parlamentos da SADC
Primeira mesa redonda da Instituições de Capacitação e Formação dos Parlamentos da SADC
Marcela Ganga-ANGOP

Luanda – O alinhamento e padronização das políticas e metodologias relativas à capacitação e formação nos Parlamentos constitui um dos resultados esperados na primeira mesa redonda das Instituições de Capacitação e Formação Parlamentos da SADC, que decorreu esta quinta-feira (30), em Luanda.

O encontro, o primeiro do género dirigido a técnicos parlamentares, visa ainda a melhoria na compreensão do processo de planificação e execução das acções de capacitação e formação no contexto dos Parlamentos, maximização da gestão das instituições de capacitação e formação parlamentar.

Esta primeira mesa redonda das Instituições de Capacitação e Formação Parlamentos da SADC visou ainda a partilha boas práticas entre instituições de capacitação e formação dos órgãos legislativos da região, bem como congregar os profissionais das mesmas.

De igual modo, reflectir sobre políticas de capacitação e formação nos parlamentos, analisar a oferta formativa das instituições de capacitação e formação parlamentar, identificando as melhores metodologias para gestão das acções de capacitação e formação no contexto dos parlamentos, fazem igualmente parte dos seus objectivos.

Eles têm ainda como objectivos identificar os critérios de selecção e construção da bolsa de formadores das acções de capacitação e formação parlamentar, bem como avaliar os métodos de gestão eficiente das instituições.

Em declarações à imprensa, o director-geral adjunto da Academia Parlamentar angolana, Yaba Alberto, fez saber que a instituição é uma unidade orgânica nova do Parlamento angolano, portanto urge a necessidade da partilha de boas práticas com outras instituições já experimentadas como o Ghana, Quénia e a Nigéria.

“Julgamos que beber da sua experiência vai ser benéfico não só para a Academia Parlamentar da Assembleia Nacional, assim como de todos os outros países participantes”, reforçou.

Segundo o responsável, os parlamentos a nível da região estão firmes, tendo em consideração que possuem uma instituição de administração parlamentar “muito” desenvolvida.

Academia Parlamentar tem como propósito elevar a qualidade dos serviços que os quadros do Parlamento prestam aos deputados, contribuindo deste modo para o melhor desempenho da casa das leis.  MGM/SC





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Jovens detidos após vandalizar locomotiva do CFM

 Sexta, 21 Fevereiro de 2025 | 16h37

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+