Saurimo - Setecentos e vinte quatro delegados de lista e 16 fiscais do P-NJANGO terminaram hoje, segunda-feira, formação sobre o processo eleitoral.
Durante quatro dias, os formandos abordaram questões relacionadas com o papel dos delegados e fiscais, como votar, ética e deontologia profissional, cumprimento do horário, entre outras matérias sobre eleições.
O secretário provincial do P-NJANGO na Lunda Sul, Ramiro Lucas, fez saber que os delegados estão orientados como devem cumprir o seu papel nas mesas de voto, respeitando sempre as diferenças partidárias.
Adiantou que hoje os delegados começam a ser distribuídos nos diferentes municípios, sendo que deste número, 97 são do Muconda, 44 Dala,77 Cacolo e 506 ficam em Saurimo, por ser a maior praça eleitoral da Lunda Sul.
Quanto aos fiscais, explicou que os três municípios (Dala, Muconda e Cacolo) terão apenas dois cada e os 10 para Saurimo, dado o número de eleitores.
A província da Lunda sul dispõe de uma população votante de 276 mil 895 eleitores, 280 assembleias de voto, 568 mesas e mais de cinco mil delegados de lista.
Nas eleições gerais de 2017, Lunda Sul cadastrou 170 mil e 721 eleitores, com mais de 500 mesas de voto.
Concorrem ao pleito os partidos MPLA, UNITA, APN, FNLA, PHA, PRS e P-NJANGO e a coligação CASA-CE.