Matala - Efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) e da Polícia Nacional (PN), dos municípios da Jamba, Cuvango, Chipindo e Matala, província da Huíla, foram capacitados em matéria de asseguramento eleitoral, na segunda-feira.
A formação teve como base a Lei Eleitoral e foi uma iniciativa da Procuradoria Militar da 6ª Divisão de Infantaria Motorizada do município da Matala.
A mesma visou elevar o nível da consciência jurídica dos participantes e muní-los de valores éticos e deontológicos, mantendo uma postura de isenção, para que garantam a ordem e a tranquilidade públicas em toda as etapas do processo eleitoral.
Em declarações à imprensa, o procurador militar da 6ª Divisão de Enfantaria Motorizada da Matala, tentente-coronel Gervásio Hilikalele, considerou crucial a isenção político-partidária dos militares, polícias e de membros dos órgãos de segurança, tendo em atenção o contexto do país nos próximos três meses.
Disse ser necessário as forças de defesa e segurança cumprirem de forma primordial a sua tarefa de defender a integridade do país, manter a ordem e tranquilidade públicas e garantir que o processo eleitoral decorra com a tranquilidade requerida.
“Nós, como militares, polícias e outros agentes da ordem e da segurança, devemos tomar uma postura equidistante neste momento”, disse, lembrando que existe um postulado jurídico constitucional que consagra os efectivos dos órgãos castrenses como apartidários.