Mbanza Kongo – Cento e 15 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), que no domingo pretendiam entrar no território nacional de forma ilegal, foram detidos pela Polícia de Guarda Fronteira na província do Zaire, no âmbito da operação “Barómetro”.
As detenções ocorreram nos postos fronteiriços de Kivungu, Marco-12, Luvo, Kinsende, Minga, Luangu e Mpala, nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Nóqui e Cuimba, respectivamente.
Do grupo de imigrantes ilegais que pretendia atingir a cidade de Mbanza Kongo, para depois escalar a capital do país, Luanda, 57 são homens e 58 mulheres, refere uma nota do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, a que a ANGOP teve acesso esta segunda-feira, em Mbanza Kongo.
Indica que após interrogatório operativo, 17 cidadãos deste país vizinho foram encaminhados ao Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) por serem reincidentes e os 98 restantes foram repatriados.
No mesmo dia, a Polícia de Guarda Fronteira destacada em diversos postos fronteiriços com a RDC apreendeu diversos produtos alimentares, por fuga ao fisco.
Foram também apreendidos 575 litros de combustível por suposto contrabando.
Quatro municípios da província do Zaire, nomeadamente Mbanza Kongo, Soyo, Nóqui e Cuimba partilham fronteira com a RDC, numa extensão de 310 quilómetros. JL