Luanda - A representante das Nações Unidas em Angola, Zahira Virani, afirmou, esta quinta-feira, que a ONU precisa de membros como o país, que demonstra o seu compromisso em acções concretas, com a sua actuação na mediação de conflitos na região.
A diplomata, que falava no acto alusivo ao 79º aniversário das Nações Unidas, realçou que isto é um exemplo claro como Angola e ONU se apoiam mutuamente, em encontrar soluções africanas para problemas africanos.
Com este comportamento, disse, Angola demonstra o seu compromisso com o multilateralismo, importante nesta altura em que o mundo está mergulhado em vários conflitos.
Informou que este ano, a ONU começou um novo quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para Angola nos próximos cinco anos, alinhado às prioridades do Governo.
Sublinhou que a ONU está comprometida com os seus valores começando pelo secretário-geral, António Guterres, até aqueles que perderam as suas vidas recentemente, cerca de 250, servindo a ONU, apenas em Gaza.
Lembrou que, por outro lado, que restam apenas seis anos para o cumprimento da Agenda 2030 e é fundamental que os membros olhem para o Pacto do Futuro, de modo a desbravarem o melhor caminho para acelerar o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” disse. FMA/ART