Luanda – A subsecretária-geral das Nações Unidas para os Assuntos Africanos, Martha Pobee, encorajou nesta segunda-feira, em Luanda, Angola a continuar na construção da boa governação e no fortalecimento das suas instituições.
A responsável falava à imprensa no final de um encontro com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, no quadro de uma visita de trabalho que efectua, desde domingo, ao país.
Na sua breve intervenção, Martha Pobee congratulou-se por este órgão de soberania ter criado sessões de auscultação que permitem compreender e ter também progressos.
“A paz conduz à democracia e ao desenvolvimento. Todos estes elementos devem caminhar juntos, para o tipo de trabalho da liderança do parlamento”, referiu.
A visita de trabalho da subsecretária-geral das Nações Unidas para os Assuntos Africanos, Martha Pobee, tem a duração de 72 duas horas e enquadra-se no reforço da cooperação entre Angola e as Nações Unidas.
Ainda hoje, a responsável foi recebida, em audiência, pelo Presidente da República, João Lourenço. Em nome da ONU, a diplomata manifestou o contínuo apoio às iniciativas do Chefe de Estado angolano, na qualidade de mediador da União Africana, na procura de soluções para a paz e segurança no Leste da República Democrática do Congo (RDC).
Por seu turno, abordou com o ministro das Relações Exteriores, Téte António, questões sobre a diplomacia preventiva de forma a evitar conflitos nos países da região, tendo passado em revista questões relacionadas com as repúblicas Democrática do Congo (RDC) e Centro-Africana (RCA).
Os altos dirigentes avaliaram ainda questões de paz e segurança nas regiões Central e Austral do continente africano, com particular destaque para os Grandes Lagos. OHA/ADR