Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

ONU enaltece contributo de João Lourenço na pacificação do Leste da RDC

     Política              
  • Luanda • Segunda, 06 Março de 2023 | 22h54
Presidente João Lourenço (à dir.) com homólogo da RDC, Félix Tshisekedi
Presidente João Lourenço (à dir.) com homólogo da RDC, Félix Tshisekedi
Pedro Parente-ANGOP

Luanda – O Secretário-geral da ONU, António Guterres, enalteceu, esta segunda-feira, envolvimento do Presidente João Lourenço na resolução da crise no leste da República Democrática do Congo (RDC).

Em nota emitida esta segunda-feira a que a ANGOP teve acesso, António Guterres destaca os contactos do Presidente de Angola e Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação com o grupo rebelde M23, que resultou no anúncio de um cessar-fogo, a partir desta terça-feira, 7 de Março.

O cessar-fogo alcançado resultou da mediação angolana, em cumprimento das decisões do Conselho de Paz e Segurança da União Africana de 17 de Fevereir,o em Adis Abeba, Etiópia.

Na nota, António Guterres exorta o M23 a respeitar o cessar-fogo de modo a criar condições para a sua retirada plena e efectiva de todas as áreas ocupadas no leste da RDC, em linha com as decisões da Mini-Cimeira de Luanda realizada no dia 23 de Novembro de 2022.

António Guterres, que reafirma o contínuo apoio da ONU aos processos de Luanda e Nairobi, condena a violência contra civis e renova o seu apelo a todos os grupos armados congoleses e estrangeiros para que deponham as suas armas e se desarmem incondicionalmente.

O responsável máximo da ONU exorta as partes no conflito a garantir acesso humanitário imediato e irrestrito à população afectada e garantir a protecção dos civis e o respeito ao direito humanitário internacional.

Pede, igualmente, a todos os actores que se abstenham de discursos de ódio e incitação à violência.

No passado sábado, a chefe da missão de paz no país, Bintou Keita, reafirmou a presença da missão nas áreas controladas pelo M23 para proteger os civis.

Adiantou que a missão continua a fornecer apoio às forças armadas congolesas, em estrito cumprimento da Política de Devida Diligência dos Direitos Humanos.

Bintou Keita apelou para o respeito rigoroso do cessar-fogo anunciado na sexta-feira, exortando, também, o M23 a se retirar das áreas ocupadas e se desarmar incondicionalmente. VM

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Mais de 50 famílias beneficiam de fomento animal no Cunene

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 20h10

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+