Luanda - O Subsecretário-Geral das Nações Unidas para o Combate ao Terrorismo, Vladimir Voronkov, destacou, quinta-feira, em Nova Iorque, o papel de Angola nas acções de combate e prevenção ao terrorismo no continente africano.
Vladimir Voronkov, que falava num encontro com a secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, chefe da delegação angolana na III Conferência de Alto Nível das Nações Unidas sobre Combate ao Terrorismo, enalteceu o contributo de Angola para a realização da Cimeira Africana de Luta Contra o Terrorismo, aprazada para Março de 2024, na Nigéria.
Durante o encontro, as duas entidades reiteraram a necessidade do reforço da cooperação entre Angola e o Escritório de Combate ao Terrorismo das Nações Unidas (UNOCT), com a assinatura de um Memorando de Entendimento entre as partes, que poderá se efectivar brevemente, durante a visita a Angola do Subsecretário-Geral da ONU para o Combate ao Terrorismo.
Por sua vez, Esmeralda Mendonça reafirmou o papel da diplomacia preventiva da Política Externa de Angola, que vem envidando esforços na busca de soluções pacíficas aos diversos conflitos, particularmente no continente africano.
Esmeralda Mendonça reconheceu que a Estratégia Global Contra o Terrorismo é um instrumento que se reveste de elevada importância, uma vez que trará nova dinâmica na luta contra o terrorismo no mundo.
A responsável felicitou Vladimir Voronkov pelo trabalho desenvolvido em prol da luta contra o terrorismo e pela organização da III Conferência de Alto Nível das Nações Unidas sobre Combate ao Terrorismo.
Já o Conselheiro Principal do Director Geral do Serviço de Investigação Criminal, Destino Pedro, aproveitou a ocasião para explicar que está em curso a revisão da Estratégia Nacional contra o Terrorismo, que deverá acolher todos os princípios da Estratégia Global da ONU.
Destino Pedro enfatizou, entretanto, a necessidade de assistência técnica e capacitação dos quadros angolanos em matéria de prevenção e combate ao terrorismo. FMA/VM