Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Diplomata destaca esforço de João Lourenço na pacificação da RDC e Rwanda 

     Política              
  • Luanda • Quinta, 20 Julho de 2023 | 08h50
Embaixador angolano na ONU,  Francisco da Cruz
Embaixador angolano na ONU, Francisco da Cruz
Cedida

Luanda -Os esforços do Presidente da República, João Lourenço, para atenuar a tensão política entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda foram destacados, na quarta-feira, em Nova Iorque, pelo Representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas, Francisco  da Cruz.

O diplomata, que falava na reunião do Comité de Sanções 1533 sobre a RDC, realçou que, no âmbito das responsabilidades de Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África e actual Presidente da CIRGL, o estadista angolano tem liderado iniciativas de mediação, com vista à pacificação da região desde o ressurgimento das actividades militares do M23, com a ocupação de várias áreas do território congolês.

Neste contexto, referiu-se ao Roteiro de Luanda sobre o Processo de Pacificação da Região Leste da RDC e ao Plano de Acção Conjunta para a Resolução da Crise de Segurança ambos adoptados no âmbito da CIRGL.

“Estes mecanismos estabeleceram um conjunto de decisões para a cessação das hostilidades e a retirada do M23 das áreas ocupadas para os centros de acantonamento em território congolês, bem como para facilitar o diálogo para a normalização das relações políticas e diplomáticas entre a RDC e o Rwanda”, sublinhou.

Na sua intervenção, salientou que, no âmbito das suas iniciativas de mediação, Angola comprometeu-se a destacar um contingente das Forças Armadas Angolanas (FAA) na RDC, a fim de assegurar as zonas de acantonamento das forças M23, e apoiar as actividades do Mecanismo de Verificação Ad-Hoc.

“Foi neste contexto que a 10ª Cimeira Extraordinária do CIRGL realizada em Luanda, Angola, a 3 de Junho de 2023, mandatou os ministros dos Negócios Estrangeiros de Angola, RDC, Rwanda e Burundi a reunirem periodicamente para avaliar a implementação dos compromissos decorrentes do Roteiro de Luanda e do Plano de Ação Conjunta para a Pacificação da Região Leste da RDC”, ressaltou.

Durante a sua alocução, o diplomata angolano evidenciou a Cimeira Quadripartida que  realizada em Luanda, a 27 de Junho de 2023 sob a égide da União Africana e que contou com a participação das Nações Unidas, envolvendo a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), a Comunidade da África Oriental (EAC), a Comunidade Económica da África Central (ECCAS) e o CIRGL, objectivando potenciar os esforços de coordenação.

Francisco  da Cruz disse tratar-se de um evento inédito, pois, pela primeira vez, Organismos e Mecanismos Regionais reuniram-se para discutir as iniciativas de paz existentes, fortalecer a coordenação para evitar a duplicação de esforços e optimizar recursos, bem como encontrar a melhor forma de enfrentar os desafios de segurança na região leste da RDC.

O diplomata enfatizou que  Angola continuará a apoiar os esforços de pacificação em curso na região oriental da RDC, apelando a todas as partes envolvidas para que implementem as decisões tomadas nas várias cimeiras, de forma a assegurar a credibilidade e confiança do processo e manter uma paz duradoura na região.

A reunião teve como objectivo promover uma troca de opiniões sobre o relatório final do Grupo de Peritos e a implementação das medidas sancionatórias, nomeadamente o embargo de armas a todas as entidades não governamentais e particulares que operam no território da RDC e o congelamento de bens e proibição de viagens de 36 pessoas singulares e nove entidades.

O Comité do Conselho de Segurança estabelecido de acordo com a resolução 1533 (2004) relativo à RDC supervisiona as medidas de sanções impostas pelo Conselho de Segurança. FMA/VM

 

 



Tags


Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+