Luanda – A secretária-geral da OMA, Joana Tomás, apelou esta terça-feira, em Luanda, a liderança do MPLA a continuar a trabalhar na busca de soluções efectivas para a resolução plena dos problemas das famílias angolanas.
Ao intervir durante a cerimónia de encerramento do VIII Congresso Extraordinário do MPLA, sob o lema “Servir o povo e fazer Angola crescer”, encorajou o líder do partido, João Lourenço, a continuar com a dinâmica de abertura do país ao mundo, a diplomacia económica, bem como a manutenção do Estado Democrático e de Direito.
A política destacou, como dois importantes acontecimentos dos últimos dias, a visita do Presidente norte-americano, Joe Biden, ao país, e a do Chefe de Estado, João Lourenço, à África do Sul, uma das nações economicamente mais poderosas da região continental.
Agradeceu e felicitou o presidente João Lourenço pela promoção de mulheres em vários cargos de tomada de decisão e enfatizou a quebra des "tabus" para atingir a paridade do género em alguns órgãos do Partido e do Estado.
Conforme Joana Tomás, as conquistas das mulheres reflectem a inserção no mercado do trabalho, que cada vez mais tem ganhado o espaços antes ocupados apenas por homens.
Acrescentou que as mulheres angolanas estão engajadas em causas solidárias onde a missão é ser luz e representar o símbolo de dias melhores para as gerações vindouras.
Joana Tomás reafirmou o contínuo apoio da OMA em contribuir no combate ao analfabetismo, ao alcoolismo, ao abuso sexual de menores, à gravidez precoce, à violência baseada no gênero, entre outros domínio.
Por outro lado, mostrou-se preocupada com o sofrimento das famílias angolanas afectadas pelos abusos sexuais a menores, apelando à união de todos para combater este mal "que está a roubar a infância das crianças". FMA/VIC