Menongue - A 1ª secretária da Organização da Mulher Angolana (OMA) no Cuando Cubango, Cecília Bimba Incha, encorajou, esta quarta-feira, as mulheres locais no sentido de continuarem a lutar para a sua emancipação, através da aposta na formação académica.
O encorajamento foi reforçado durante o acto provincial do 31 de Julho, Dia da Mulher Africana, decorrido na aldeia do Liapeca, comuna do Missombo, município de Menongue.
Cecília Incha reiterou que a mulher deve emancipar-se cada vez mais, através da formação académica e técnico - profissional, para que tenha paridade nos sectores estatais e privados em termos de cargos, como tem sucedido nos últimos anos, mas que ainda assim deve constituir um contínuo desafio.
Neste desafio, a primeira secretária da organização feminina do MPLA comprometeu-se a continuar a trabalhar com as mulheres do Cuando Cubango, para que o objectivo seja alcançado de forma gradual.
A líder realça que com o alcance deste grande desafio as mulheres poderão continuar a dar o seu válido contributo no processo de desenvolvimento sustentável do Cuando Cubango, em particular, e do país em geral.
Para Cecília Incha, quanto mais mulheres formarem-se académica e profissionalmente, mais estarão capacitadas para assumirem cargos nos poderes Legislativo, Judicial e Executivo.
Defendeu, por isso, a necessidade das mulheres serem exemplos no árduo processo da sua emancipação para as futuras gerações, como é actualmente notório em muitas províncias, em particular no Cuando Cubango. ALK/FF/PLB