Uíge - A Organização da Mulher Angolana (OMA) no Uíge destacou, esta sexta-feira, as conquistas da mulher angolana nos 50 anos de independência Nacional, dara que se comemora a 11 de Novembro deste ano.
O reconhecimento foi manifestado no comunicado final da actividade de abertura das celebrações dos 63 anos da fundação da OMA, assinalado esta sexta-feira, dia 10 de Janeiro.
No documento foi reconhecido, igualmente, os desafios, oportunidades e responsabilidades assumidas pelas mulheres, trazendo uma reflexão profunda sobre o seu papel de relevo na luta pela valorização da emancipação dessa franja da sociedade.
Disse ainda que a OMA, desde os primórdios da sua fundação, tem sido uma escola que defende os mais nobres valores da sociedade, desde os direitos da mulher, patriotismo, civismo, ética, moral e solidariedade.
"Com determinação e dedicação as mulheres angolanas nunca mediram esforços para a conquista da Independência Nacional.
Durante o evento, a primeira secretária provincial da OMA no Uíge, Teresa de Almeida Canda, destacou a importância da mulher na perseveranção da paz e dos direitos fundamentais da mulher angolana, participando na luta de libertação do país, que esteve sob o jugo colonial.
A actividade contou com a participação de mais de 200 mulheres, comunidade civil, religiosa e membros do Comité Provincial do partido. JAR