Luena - Oficiais que intervêm na Administração da Justiça na província do Moxico iniciaram, esta quinta-feira, no Luena, uma formação sobre os manuais de procedimentos e instruções de actos de justiça, com vista a melhoria no atendimento público, numa iniciativa do ministério de tutela.
Durante cinco dias, os profissionais serão capacitados em matérias sobre manual de procedimentos de instrução prática de actos do registo civil, predial, de identificação civil e criminal.
Na abertura do seminário, o vice-governador para o sector Político, Económico e Social, Victor da Silva, disse que a iniciativa enquadra-se no compromisso nacional da promoção, simplificação dos serviços públicos, com foco na acessibilidade e na eficácia dos serviços de justiça.
A formação, disse, está alinhada às necessidades e expectativas dos utentes, dentro do espírito de modernização da Administração pública, visando o incremento dos níveis de conhecimentos aos oficiais de Justiça, melhorando a qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos.
"A modernização da administração, no sector da justiça, abrange a universalização e a digitalização dos serviços do registo civil e comercial, dentre outros, importantes para a construção de um sistema eficaz e humanizado", afirmou o governante.
O delegado provincial da Justiça e Direitos Humanos, Gentil da Conceição, reiterou que a capacitação dos técnicos do sector faz parte de um conjunto de medidas que estão a ser implementadas faseadamente pelo ministério, com vista a melhorar os serviços públicos. LTY/TC/YD