Soyo – A vila piscatória do Nzeto, situada a 230 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, vai ter um Tribunal de Comarca nos próximos meses.
O anúncio foi feito esta quarta-feira, à imprensa, no Soyo, pelo juiz conselheiro presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo, que efectua uma visita de trabalho à província do Zaire.
Disse que a instalação de um tribunal de comarca na vila do Nzeto justifica-se devido ao crescimento demográfico, aliado aos indicadores económicos da localidade.
Joel Leonardo prometeu trabalhar-se com urgência na materialização desse projecto que, no seu entender, trará muitos benefícios aos munícipes locais, reiterando o compromisso de continuar a trabalhar para tornar a justiça mais célere e próxima do cidadão.
A ANGOP sabe que, actualmente, o Nzeto conta com um juiz designado que atende os processos-crime que ocorrem nesse município.
Dois dos seis municípios da província do Zaire dispõem de tribunais de comarca, nomeadamente, Mbanza Kongo e Soyo.
Joel Leonardo está na província do Zaire desde terça-feira, para se inteirar do funcionamento dos órgãos de justiça nos municípios de Mbanza Kongo, Nzeto e Soyo. JFC/JL