Luanda - O secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, assegurou, esta terça-feira, apoio institucional ao Parlamento para a realização com êxito da 147ª Assembleia Geral da União Interparlanentar (UIP), a decorrer de 23 a 27 deste mês, em Luanda.
O evento, que se realiza pela primeira vez num país africano de expressão portuguesa, prevê juntar 1.400 deputados vindos de 173 países-membros desta organização multilateral.
Nuno Caldas Albino chefiou uma delegação do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) que se deslocou ao Parlamento para a concertação de detalhes técnicos, entre outros, no âmbito da reunião da UIP e da Abertura da 2.ª Sessão Legislativa da V Legislatura da Assembleia Nacional.
Em relação à reunião da UIP, exortou aos órgãos de comunicação social para passarem uma mensagem clara aos cidadãos, relativamente à essência ou génese desta organização multilateral.
Defendeu, com isso, a necessidade de abordagens minuciosas que possam esclarecer de modo mais claro o público-alvo.
O secretário de Estado considera importante que, ao nível deste evento de caris internacional, se possa dimensionar não só a comunicação internamente, mas também para as comunidades no exterior e instituições multilaterais.
Na mesma ocasião, o director do gabinete de Comunicação e Imagem da Assembleia Nacional, Domingos de Carvalho, prestou esclarecimentos, aos responsáveis dos órgãos de comunicação social, sobre as condições criadas pelo órgão legislativo para que os jornalistas realizem o seu trabalho sem constrangimentos, no quadro dos dois eventos.
União Interparlanentar (UIP)
Fundada em 1889, por iniciativa do inglês William Randal Cremer e do francês Frédéric Passy, a União Interparlamentar é uma organização internacional dos parlamentos dos Estados soberanos, cujo objectivo é mediar os contactos multilaterais dos deputados.
A organização tem carácter intergovernamental, funciona sob o sistema da ONU e o principal desiderato é obter a paz e cooperação entre os povos e a consolidação das instituições representativas através do diálogo.
Actualmente, a UIP é o principal interlocutor parlamentar das Nações Unidas e leva a voz destes aos processos de tomada de decisão, apresentando regularmente suas resoluções na Assembleia Geral, realizando declarações, participando em debates e organizando reuniões parlamentares sobre os temas principais da agenda da ONU.
Em reconhecimento a este importante papel, em 2002 as Nações Unidas lhe outorgaram o "status" de observador permanente. Angola é membro da UIP desde 1986. A organização é liderada actualmente pelo português Duarte Pacheco. DC/SC/ADR