Saurimo – O primeiro secretário provincial do MPLA na Lunda-Sul, Daniel Neto, afirmou esta quinta-feira, em Saurimo, que a Nova Divisão Político-Adminsitrativa (DPA) vai permitir o rápido crescimento em diversos sectores e garantir a melhoria da qualidade de vida da população.
No âmbito da nova DPA, a província da Lunda-Sul ganhou dez novos municípios ( Chiluage, Sombo Sul, Alto Chicapa, Cassai Sul, Cassengo, Muangueji, Sombo, Xassengue, Alto Chicapa, Muriegi, Chiluage, Cassai sul, Cazage e Luma Cassai), que se acrescentam a Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo, percebendo 14.
O político fez esta afirmação durante a cerimónia de cumprimentos de ano novo , sublinhando que a prioridade para os novos municípios será a melhoria das vias de acesso, expansão da energia eléctrica e água potável, alargamento da rede sanitária e escolar .
Para o alcance dos objetivos preconizados, Daniel Neto apelou comprometimento dos quadros, sobretudo dos administradores que futuramente serão nomeados.
Por outro lado, sublinhou que em 2025, o partido vai priorizar a sua implementação nos novos municípios, com vista o crescimento do partido, bem como apostar na formação dos quadros, reforçar a unidade e coesão no seio dos militantes e a capacidade de intervenção nas comunidades para melhor interpretar os anseios da população.
Na ocasião, apelou o envolvimento de todos os angolanos residentes na Lunda-Sul na celebração dos 50 anos de Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro deste ano.
Destacou que os investimentos feitos nos últimos anos , com realce para a reabilitação de estradas, construção de unidades sanitárias, escolas , infraestruturas energéticas, entre outras, que têm contribuído na melhoria das condições de vida da população, como principais da Independência.
Apelou aos militantes do partido no sentido de continuarem a cerrar fileiras em torno do líder, apoiando as políticas públicas que visam o desenvolvimento sustentável do país.
Daniel Neto augura que em 2025, a população reforce o espírito solidário, abatendo-se de actos que colocam em causa a sã convivência, a harmonia, concórdia, a unidade e a reconciliação.JW/HD