Uíge - Nove magistrados do Ministério Público (MP) reforçam, a partir desta segunda-feira, o sistema judicial na província do Uíge, que conta agora com um total de 23 efectivos.
Os novos integrantes da magistratura fazem parte dos 175 magistrados do Ministério Público, empossados no mês de Agosto deste ano, após a conclusão da formação no Instituto Nacional de Estudos Judiciários (INEJ), em Luanda.
Depois do encontro de apresentação dos magistrados ao governador do Uíge, José Carvalho da Rocha, o sub-procurador Geral da República, Neto Joaquim Neto, pediu aos profissionais, que vão trabalhar nos municípios de Negage, Sanza Pombo, Songo e Maquela do Zombo, maior responsabilidade na defesa do interesse público.
O também coordenador e acompanhante da Região Judiciária Norte da PGR espera que os novos magistrados façam um bom trabalho.
Por outro lado, lamentou o facto da inexistência de instalações condignas da PGR na região, situação que condiciona os magistrados a desenvolverem melhor as suas actividades.
Por sua vez, o governador da província do Uíge, José Carvalho da Rocha, disse esperar que os magistrados possam aproximar os cidadãos à justiça, bem como defender os interesses da população.
PGR no Uíge conta mais de 100 processos-crime
No encontro, o Procurador da República titular interino no Uíge, Isaac Salvador Eduardo, explicou que a PRG na região controla 144 processos de crimes económicos.
O magistrado, que não avançou o período de instrução dos processos, disse apenas que três processos foram encaminhados, no primeiro semestre deste ano, ao tribunal provincial. EPP/JAR