Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, disse, nesta sexta-feira, em Luanda, que os novos juízes, designados para o Tribunal de Contas (TC), estão profissionalmente à altura de desempenhar, com êxito, as novas funções.
“Por terem sido os primeiros classificados no concurso, deixam-nos a garantia de que são os que em melhores condições podem desempenhar esta função”, defendeu o Chefe de Estado na cerimónia de posse.
O Presidente João Lourenço conferiu posse aos juízes conselheiros Fausto Tavares de Carvalho Simões, Manuel José Domingos, Olinda Maria França e Arlete Maria Bolonhês da Conceição, propostos pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial.
Na ocasião, o juiz conselheiro Fausto de Carvalho Simões afirmou que pretende exercer o seu trabalho com rigor, dando primazia à fiscalização das contas dos gestores públicos, para que “a gestão dos activos financeiros estejam em condições e bem geridas".
O Tribunal de Contas tem a incumbência de fiscalizar a legalidade dos actos de gestão financeira e administrativa do Estado e demais instituições públicas e privadas que a lei determinar, de forma a assegurar a adequada aplicação dos recursos públicos em benefício dos angolanos.