Luanda - O novo juiz-conselheiro do Tribunal Constitucional (TC), Lucas Quilundo, reafirmou esta quinta- feira, em Luanda, o seu compromisso em cumprir e dedicar-se ao serviço público no qual está envolvido há mais de 35 anos.
O magistrado que falava durante a sua apresentação pública como novo juiz conselheiro do TC, pediu a colaboração dos novos colegas e considerou a função como uma responsabilidade enormíssima.
Em poucas palavras disse que a jornada é desafiadora e vai com humildade, profissionalismo e dedicação dedicar todo o seu esforço na "construção do edifício da justiça constitucional angolana".
O jurista Lucas Quilundo foi recentemente designado, pelo Chefe de Estado, João Lourenço, juiz conselheiro do TC em substituição a Júlia Ferreira, jubilado por término do mandato.
Perfil profissional
Lucas Quilundo, nascido a 26 de Outubro de 1967, em Lucala (Cuanza-Norte), é licenciado em Direito pela Universidade Agostinho Neto.
Iniciou a sua vida profissional como redator-repórter na Rádio Nacional de Angola, passando posteriormente a exercer funções técnicas e jurídicas em diversos órgãosestatais, incluindo a Secretaria de Estado dos Assuntos Sociais e a Endiama-UEE.
Em 1993, iniciou a actividade liberal no foro, integrando depois o Gabinete Jurídico do Ministério da Comunicação Social, onde desempenhou sucessivamente funções de director, contribuindo para a modernização legislativa na área da comunicação social.
Como membro do Conselho Nacional de Comunicação Social (2003-2017), contribuiu para o fortalecimento do quadro legal e institucional do sector, transitando posteriormente para a Entidade Reguladora da Comunicação Social Angolana (ERCA).
De 2005 a 20224, foi membro da Comissão Nacional Eleitoral. AB/VIC