Luanda - Angola continua a ser uma "prioridade fundamental e incontornável" do Governo português afirmou esta segunda-feira, o novo ministro dos Negócios Estrangeiros luso, Paulo Rangel.
Segundo uma nota de imprensa, Paulo Rangel fez esta afirmação durante uma conversa telefónica com o seu homólogo angolano, Téte António, sublinhando que "Portugal continua empenhado no fortalecimento das relações históricas, de irmandade e frutíferas com Angola".
Explica que Paulo Rangel fez uma incursão sobre a luta de libertação em África, tendo valorizado a mesma por contribuir significativamente para as independências das colónias e na emancipação do povo português.
A conversa entre os dois ministros, esclarece, abre, assim, o caminho para a continuidade de uma cooperação mais estreita mutuamente vantajosa e duradoura.
De recordar que o diálogo dos dois chefes de diplomacia foi precedido de uma audiência que o ministro Téte António concedeu, em Luanda, ao embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte.
No encontro, as duas entidades falaram, dentre outros assuntos, dos níveis de cooperação entre os dois países, bem como a necessidade da realização da Comissão Mista.
Angola e Portugal cooperam em vários sectores, sobretudo nos domínios económico e financeiro.
VIC