Luanda - O novo Aeroporto Internacional de Luanda Dr. António Agostinho Neto entrará em funcionamento no fim do corrente ano (2023), afirmou, esta segunda-feira, o Presidente da República, João Lourenço.
O novo aeroporto internacional ocupa uma área de 1.324 hectares e terá capacidade para 15 milhões de passageiros e um volume de mercadorias de 50 mil toneladas por ano.
Em declarações à imprensa, no final de uma visita de algumas horas a infra-estrutura, o Chefe de Estado manifestou-se satisfeito com a evolução física dos trabalhos.
“Teremos o aeroporto no final do ano. Vamos inaugurá-lo”, afirmou, sem avançar uma data fixa.
Durante a visita, João Lourenço reuniu com os membros da Industria de Avião da China (Aviation Industry Corp of China - AVIC), instituição responsável pela obra.
Relativamente ao mobiliário, o Presidente angolano disse que até a data da inauguração, o aeroporto estará em condições de servir os passageiros.
João Lourenço reiterou que, para satisfazer a movimentação de passageiros, tendo em conta o potencial do novo aeroporto, estão em curso negociações com a construtora de aviões norte-americana Boeing, para a aquisição de novos aparelhos.
“Estamos a negociar com a Boeing. É uma negociação que já leva algum tempo e queremos acreditar que desta vez, sim, vamos acabar por negociar um novo pacote de aviões Boeing para longo curso”, explicou.
Durante a visita guiada, acompanhado por membros do Executivo, João Lourenço inspeccionou o edifício de gestão de navegação aérea e aeroportuária, centro de controlo regional e de controlo integrado, terminal de passageiros, zona de embarque, áreas comercial, de check-in, vip, de rastreio, de recolha de bagagem, de desembarque doméstico e regional, entre outras.
O novo aeroporto possui duas pistas duplas e está dimensionado para receber, entre outras, aeronaves do tipo B747 e A380, actualmente o maior avião comercial.
A pista sul, a maior do aeroporto, tem quatro mil metros por 60 de largura, e recebeu, em Junho de 2022, o primeiro vôo experimental de uma aeronave do tipo Boeing 777 da companhia de bandeira nacional TAAG.
O projecto do aeroporto contempla a construção, de raiz, de uma cidade aeroportuária que cobrirá uma área de 75 quilómetros quadrados.
A última visita do Presidente João Lourenço as obras do novo aeroporto aconteceu em Dezembro de 2022. AFL / HEM /OHA/VM