Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Nova Lei Orgânica da AN assegura equilíbrio de recursos humanos

     Política              
  • Cuando Cubango • Terça, 14 Maio de 2024 | 15h26
V reunião extraordinária da Assembleia Nacional
V reunião extraordinária da Assembleia Nacional
Joaquina Bento-ANGOP

Menongue - A nova Lei Orgânica da Assembleia Nacional vai solucionar a exiguidade de recursos humanos que se verifica nos círculos provinciais, afirmou, esta terça-feira, em Menongue, província do Cuando Cubango, a presidente do Conselho de Administração da AN, Suzana de Melo.

Suzana de Melo, que falava no encontro de cortesia com o governador da província do Cuando Cubango, José Martins, disse que a nova lei visa dar maior dinamismo aos actos administrativos correntes e o necessário apoio aos trabalhos dos parlamentares.

O Gabinete Provincial de Apoio aos Deputados do Círculo Eleitoral do Cuando Cubango, por exemplo, conta apenas com cinco funcionários, quando seriam necessários, pelo menos 10.

Suzana de Melo disse que a visita aos gabinetes locais, como uma das premissas desta V Legislatura, serve para aferir as questões patrimoniais móveis e imóveis, recursos humanos, a funcionalidade dos gabinetes provinciais de Apoio aos Deputados, dificuldades e encontrar as melhores soluções.

Assinalou que as preocupações relativas aos recursos humanos são antigas e algumas derivam da alteração da Lei Orgânica da Assembleia Nacional, que já está em discussão na especialidade.

Assegurou que por uma questão técnica, pretende-se que, em termos de funcionalidade, se tornassem competentes todas as comissões da Assembleia Nacional para essa questão.

 Por isso, acrescentou, se está a trabalhar internamente no sentido de se caminhar para os procedimentos e depois culminar com a discussão na especialidade, para que as preocupações dos recursos humanos dos gabinetes locais possam encontrar respaldo na actualização da nova lei.

Sobre as infra-estruturas, a presidente do Conselho de Administração da NA afirmou que a situação financeira que o país vive de um tempo a esta parte, afectou a dinâmica e a intensidade que a Administração Parlamentar foi tendo, no sentido de conferir maior dignidade em termos de infra-estruturas dos gabinetes provinciais, contrariamente à sede.

Ainda assim, prosseguiu, algumas foram recuperadas com os trabalhos de reabilitação, fazendo sempre o possível de garantir maior funcionalidade e dignidade aos deputados.

Disse ter tomado boa nota de todas as questões apresentadas, assegurando que a breve trecho poderá melhorar a situação que as províncias vivem.  

Considerou o importante que haja vontade, que os deputados estejam disponíveis e o governador permita que os parlamentares exerçam o seu papel de fiscalização, por um lado, assim como de integração na vida social e económica da população, pois se não tiverem o suporte do Executivo, também, não terão respostas a dar ao eleitorado.

Por isso, realçou que o espírito de unidade, apesar da separação de poderes, deve prevalecer um clima saudável e que cada um possa desempenhar bem a sua função.

Suzana de Melo, que reconheceu o interesse do Executivo na melhoria das estradas, prometeu uma advocacia para que, ao nível do Orçamento Geral do Estado para o ano económico 2025, as vias sejam uma prioridade.

Indicou que com as estradas, energia e água, poderão surgir investimentos e suprir as necessidades, por meio da oferta de empregos e de bens e serviços com preços mais atractivos e diminuir a pressão ao Governo.

Por sua vez, o governador José Martins manifestou preocupação com as condições de comodidade do núcleo local da Assembleia Nacional.  

O governador perspectiva ver o núcleo apoiado com meios de transporte adaptados ao terreno arenoso e acidentado da província do Cuando Cubango, de modo a permitir que os deputados, em missão parlamentar, possam ir ao encontro de toda a população.

Depois do encontro de cortesia com o governador do Cuando Cubango, José Martins, Suzana de Melo realizou uma visita guiada ao núcleo provincial da Assembleia Nacional e manteve auscultou os funcionários. MSM/ALK/FF/ALH 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+