Matala – O Executivo tem já assegurado financiamentos para o arranque, brevemente, do plano de melhoria de abastecimento de água à cidade do Lubango e dos projectos de combate à seca, informou, esta sexta-feira, o Presidente da República, João Lourenço.
Em declarações à imprensa, após a inauguração do Aproveitamento Hidroeléctrico da Matala, província da Huíla, o Chefe de Estado reconheceu que a cidade do Lubango tem um défice “muito grande” em termos de distribuição de água.
Apesar de não precisar datas, o Presidente garantiu que as autorizações já estão feitas "há bastante tempo" e os financiamento estão garantidos, quer para o projecto da cidade do Lubango, quer para as albufeiras e barragens no quadro do combate à seca no sul de Angola.
Lembrou que em relação aos projectos de combate à seca, a prioridade recaiu para a província do Cunene onde foi construído o Canal do Cafu e, no próximo ano, serão concluídas as barragens do Ndué, do Calucuve e da Cova do Leão.
Quanto à província da Huíla, a prioridade, em relação ao combate à seca, recai para o município dos Gambos.
Neste domínio, disse que as atenções também estarão viradas para a província do Namibe, onde está prevista a construção de seis barragens, além de pequenos projectos de água, que devem arrancar em breve.
Projecto Mineiro de Cassinga
Quanto à construção da linha de energia eléctrica até à zona mineira de Cassinga, o Presidente João Lourenço garantiu também a existência de financiamento para o seu arranque.
Afirmou que o Executivo tem interesse em ver este projecto mineiro a arrancar, assim como o programa industrial a ele ligado que é a construção da fábrica de aço na região do Sacomar, cidade de Moçâmedes (Namibe). MS/LHE/ART