Luanda - O diplomata Roberto José Morales Fuentes foi nomeado, na última semana, em Manágua, para o cargo de embaixador extraordinário e plenipotenciário da Nicarágua na República de Angola.
De acordo com uma nota de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores, chegada hoje à ANGOP, o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, nomeou, na semana finda, novos embaixadores dos quais Roberto Morales Fuentes deverá representar os interesses daquele país em Angola.
Através do acordo presidencial 182-2023, Ortega nomeou Roberto José Morales Fuentes para o cargo de embaixador extraordinário e plenipotenciário da Nicarágua junto ao Governo da República de Angola, lê-se no documento.
A nomeação de Roberto José Morales Fuentes para embaixador da Nicarágua em Angola, deve passar ainda no crivo da Assembleia Nacional (Parlamento), onde os "sandinistas" têm maioria absoluta, para a devida ratificação.
Em Julho último, Manágua manifestou o interesse do seu país em abrir uma Embaixada em Luanda e apelou ao governo angolano para que fizesse o mesmo na capital deste país centro-americano.
Maria Cândida Pereira Teixeira é a embaixadora angolana na Nicarágua, mas com residência em Havana, Cuba
As relações diplomáticas entre os dois países foram formalmente estabelecidas em 6 de Setembro de 1979. VIC