Luanda - As Repúblicas de Angola e a Nicarágua assinaram, quarta-feira, em Manágua, capital da Nicarágua, três acordos que visam fortalecer os laços de fraternidade entre os dois países.
Segundo uma nota de imprensa a que ANGOP teve acesso esta quinta-feira, trata-se dos acordos sobre isenção mútua de vistos para nacionais, titulares de passaportes diplomáticos, de serviço e oficiais, do memorando de entendimento sobre consultas políticas, bem como o acordo geral de colaboração económica, científica, técnica e cultural.
Assinaram os documentos a secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e o Ministro das Relações Exteriores da Nicarágua, Denis Moncada.
Na ocasião, a governante angolana destacou a importância dos três documentos jurídicos para as duas nações, pois vão consolidar os interesses de ambos os países, na perspectiva de continuar a construir uma relação mutuamente benéfica.
“Angola e a Nicarágua têm muitas semelhanças sociais e culturais, entendemos que devemos explorá-las para fortalecer as relações”, sublinhou a secretária de Estado.
Por seu lado, o ministro das Relações Exteriores da Nicarágua, Denis Moncada, manifestou a sua satisfação e disse que com a assinatura dos três acordos foi dado um “grande passo” entre dois povos e governos irmãos, em prol do fortalecimento da cooperação bilateral.
“A assinatura destes instrumentos visa consolidar relações de fraternidade e garantir a coordenação em questões de interesse mútuo, relações baseadas nos princípios da igualdade soberana, do respeito mútuo, da cooperação, dos investimentos e da solidariedade”, enfatizou o chefe da diplomacia nicaraguense.
Denis Moncada disse que as partes adoptarão um mecanismo de coordenação e consultas regulares, facilitando a circulação dos cidadãos nacionais de ambos os países.
A ideia, frisou, passa também por estabelecer as bases gerais para promover a colaboração técnica nos domínios económico, científico, técnico e cultural, com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento dos dois povos.
Estes são os primeiros instrumentos bilaterais assinados por Angola e Nicarágua. Os dois países estabeleceram relações diplomáticas formalmente em 1979. FMA/ART