Luanda –O diplomata Nelson Cosme apresentou, nesta quarta-feira, em Aden, as Cartas Credenciais ao Presidente do Conselho de Liderança Presidencial do lémen, Rashad Al-Alimi, que o habilita a exercer as funções de embaixador de Angola neste país, com o estatuto de não-residente.
Conforme refere uma nota de imprensa enviada à ANGOP, a cerimónia de acreditação foi antecedida da entrega das Cartas Figuradas ao ministro dos Negócios Estrangeiros e dos Assuntos dos Expatriados do Iémen, Shaya Moshen Al-zidan.
Durante um breve encontro, o diplomata angolano expressou o desejo de ver fortalecidos os laços de amizade e de cooperação entre os dois países.
As autoridades ieminitas, por sua vez, manifestaram interesse de beneficiar da experiência de Angola na conquista da paz e reconciliação nacional, bem como reforçar os laços de cooperação nos domínios económico e político-diplomático.
Além do lémen, o embaixador Nelson Manuel Cosme é o representante diplomático de Angola na República Árabe do Egipto, onde é residente, no Libano, Jordânia e no Estado da Palestina.
Localizado no sul da Península Arábica, o lémen tem uma extensão territorial total de 527 mil 968 quilómetros quadrados, faz fronteira com a Arábia Saudita a norte, Omã a nordeste, e o oceano Índico a sul. O país compartilha fronteiras marítimas com a Eritreia, Djibuti e Somália, através do Corno de África.
O lémen está no percurso de uma importante rota comercial marítima para o mundo, mas enfrenta, há vários anos, uma violenta guerra civil, sendo que actualmente conhece ataques do grupo rebelde Houthi ao estreito de Bab al-Mandeb, no Mar Vermelho. VIC