Luanda - O Navio “NRP Setúbal” chega a Angola esta sexta-feira, com uma Força de Fuzileiros Portugueses, no quadro da realização de exercícios combinados com a Marinha de Guerra Angolana, ao longo de um mês e meio.
De acordo com uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso, no período de
12 a 17 estará atracado no Porto Comercial de Luanda para a realização de exercícios conjuntos de busca e salvamento, de vigilância e segurança marítima, em múltiplas vertentes, com embarques a bordo, que contribuam para o treino e a afirmação do Estado angolano no mar e para a segurança marítima na região.
Além de Angola, ao longo da sua missão com a duração de mais de 4 meses, o NRP “Setúbal” marcará presença em 14 países e visitará 20 portos diferentes.
Srgundo o programa, o NRP Setúbal regressa a Angola entre os dias 16 a 19 de junho, fazendo escala nos portos do Lobito e Ambriz.
O Estado português, através da Marinha Portuguesa, desenvolve anualmente a “Iniciativa Mar Aberto” empregando, na costa ocidental africana e na região do Golfo da Guiné, meios navais, contribuindo para a segurança marítima, no quadro dos compromissos internacionais assumidos por Portugal com os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e para a materialização dos acordos de cooperação no âmbito da fiscalização, da vigilância cooperativa, da segurança marítima e ainda de actividades científicas.
Esta iniciativa contribui, igualmente, para o projecto da União Europeia de Presenças Marítimas Coordenadas para a região do Golfo da Guiné.
A missão Mar Aberto, com o Navio Patrulha Oceânico NRP “Setúbal”, tem como objectivos desenvolver actividades de cariz naval, de presença naval, de apoio à diplomacia e de cooperação com as Marinhas de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, bem como com as Guardas-costeira de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Entre os objetivos consts ainda o de apoiar o projecto SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Security) e divulgar o Centro do Atlântico.FMA/VM