Moçâmedes - Ruas largas, jardins verdejantes, estruturas arquitectónicas da era colonial feitas de adobe e um alto nível de saneamento básico caracterizam a província do Namibe, particularmente a cidade de Moçâmedes.
A famosa terra da felicidade ostenta relíquias (edifícios e residências) seculares, que apesar do tempo da sua edificação boa parte delas ainda se encontra visivelmente intactas e em óptimo estado de conservação.
À semelhança de outras paragens do país, a província do Namibe detém fortes hábitos e costumes peculiares há largos anos, tal como as Festas do Mar, que são festas tradicionais com carácter cultural, recreativo e desportivo.
A pesca artesanal, principalmente na cidade de Tômbua, a pecuária, com rebanhos de ovinos, caprinos e galináceos, no Caraculo.
A extracção de ouro, cobre, manganês, cromo, estanho, lenhite e mármore, bem como a produção de cereais, com destaque para milho, massambala, feijão, batata rena, repolho, cebola, tomate, cenoura e outros cetrinos, azeitona, uva e goiaba são alguns dos dos produtos fortes da região.
Cine Estúdio adormecido
Localizado no centro da cidade de Moçâmedes, em uma área considerada estratégica e de fácil acesso, próximo a outros marcos históricos e administrativos, o Cine Estúdio possui uma estrutura arquitectónica espectacular, singular e de grande referência na província.
Foi construído no ano de 1966, mas se encontra inoperante há mais de 30 anos.
Relatam moradores que o monumento é simplesmente perfeito para realizar eventos artísticos, por possuir um palco de grande magnitude, bom ambiente acústico e uma estrutura que permite óptima circulação de ar.
Agora, com uma faixa de vedação, espera-se que vá receber obras de requalificação para um maior aproveitamento.
Grupos étnico-linguísticos e suas nuances
Os povos nativos da província do Namibe, como os cuvalis, himbas, nyaneca humbi e kimbaris continuam a preservar os seus traços culturais através da música, dança, pintura, escultura, entre outros hábitos e costumes.
Flora
Entre as plantas existentes no Namibe, sobressai a Welwitschia Mirabilis, localizada no deserto e que pode viver mais de 100 anos, e cujas folhas absorvem a humidade do ar. MGM/SC