Moçâmedes - O primeiro secretário do MPLA no Namibe, Archer Mangueira, reconheceu hoje, quarta-feira, em Moçâmedes, "o forte" empenho e engajamento das mulheres nas diferentes etapas da história de Angola, que com firmeza foram sempre preponderantes.
Esse reconhecimento foi feito pelo secretário provincial do MPLA a ANGOP, por ocasião do 2 de Março, dia da Mulher Angolana, que hoje se assinala.
O político disse que volvidos 47 anos de independência, as mulheres continuam a ser os "maiores pilares" da sociedade angolana, onde em vários sectores têm sido decisivas no desenvolvimento sustentável, com uma tendência crescente e cada vez mais expressiva na condução do destino colectivo.
Archer Mangueira ressaltou ainda que foi nesta data que cinco "destemidas" mulheres do esquadrão “Kamy", que lutavam em prol da resistência angolana contra a ocupação colonial, foram assassinadas, razão pela qual passou a ser consagrada a efeméride desde 1968.
O dirigente politico lembrou às mulheres que em Agosto serão realizadas as eleições, pelo que "estão todas convocados para um trabalho político sério, em toda a extensão da província, no sentido de garantir que a maioria expressiva dos namibenses possa exercer o seu direito de voto".
O 2 de Março esta sendo marcado com a entrega de um enxoval ao bebe que nasceu neste dia na Maternidade do Namibe, entre outras actividade recreativas.