Moçâmedes - O ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, afirmou, esta quarta-feira, em Moçâmedes, província do Namibe, que o Instituto Nacional de Estatística (INE) tem disponíveis as informações para a realização do Censo Populacional de 2024.
Essa afirmação foi dada pelo ministro após a inauguração dos Serviços Provinciais do INE, no Namibe, tendo salientado que, nos últimos dez anos, esse órgão conseguiu realizar, “com êxito”, vários inquéritos que permitirão planear e programar as tarefas para o próximo Censo.
Ao longo desses últimos dez anos, conforme o governante, foram realizados vários inquéritos e recenseamentos, como o da Agro-industrial e pescas, das empresas e estabelecimentos comerciais e outros que deram informações importantes para o próximo passo (Censo 2024).
Afirmou que hoje, Angola conta com cerca de 33 milhões de habitantes, dados que devem ser confirmados pelo Censo, para melhor racionalizar as políticas públicas.
“O facto de termos o Censo populacional em 2024 não significa que os Serviços Provinciais do INE não fará parte do projecto-piloto, mas sim realizar um conjunto de tarefas para actualização cartográfica, precisamente para perceber a dimensão de cada unidade estatística e melhor racionalizar os recursos a serem utilizados no Censo”, acrescentou.
No Namibe o ministro inaugurou, igualmente, o edifício do INAPEM. As cerimónias de inauguração dos dois edifícios contaram com a presença de membros do governo, empresários, autoridades tradicionais e jovens pequenos empreendedores. FA/MS