Moçâmedes - A delegada da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) no Namíbe, Selma Aragão, apelou aos titulares de cargos de chefia à maior responsabilidade na gestão dos bens públicos, de forma a contribuir para o desenvolvimento sócio económico do país.
A responsável fez este apelo esta segunda-feira (30) na abertura do seminário promovido pelo órgão sobre a boa gestão, transparência e melhoria da qualidade dos serviços públicos, que decorre até ao dia 14 de Outubro, destinado aos gestores de vários órgão públicos e privados.
Na ocasião, Selma Aragão justificou que o evento tem como objectivo promover as boas práticas de governação para melhor servir, bem como o controlo dos bens públicos, promoção da ética e fortalecimento das instituições que tutelam.
Em relação a actividade deste órgão, disse que o IGAE tem recebido várias denúncias, como o uso de meios do Estado para trabalhos particulares, desvios de fundos públicos, mal atendimento ao público em diversas instituições, que têm merecido a devida atenção da instituição, encaminhando-os ao fórum judicial para o devido tratamento.
Ao longo da sua intervenção, frisou que o IGAE ter como competências específicas o trabalho no combate à corrupção, prevenção de desvio de conduta dos funcionários públicos, fiscalização e controlo dentro do poder executivo da administração pública, acompanhar os gestores no cumprimento das normas que regem a actividade, das finanças públicas cuidar do património público, entre outros.
Ao longo da acção formativa, os gestores, titulares de cargos de direcção e chefia nas diferentes áreas administrativas e gabinetes jurídicos dos cinco municípios da província vão abordar temas como o “Recrutamento e selecção do pessoal”, “Transição de responsabilidade de gestão”, “Relatórios de actividades”, “Modificação da relação jurídica de emprego”,”Mapa de antiguidade e reforma”, “Programas de investimento público e projectos sociais”, “Contabilidade utilizado nas empresas”, entre outros. FH/FA/SC