Mocâmedes - A província do Namibe e o Estado de Bayelsa (Nígeria) iniciaram oficialmente, sexta-feira, na cidade de Moçâmedes, conversações para a cooperação bilateral que poderá culminar com um acordo de germinação.
A informação foi avançada hoje, sábado, pelo governador do Estado de Bayelsa, senador Douye Diri, após manter um encontro com o governador provincial, Archer Mangueira.
No final da audiência, o governador do Estado de Bayelsa manifestou o interesse do seu país em investir nos sectores da indústria petrolífera, agricultura e turismo, dado as semelhanças geográficas entre as duas regiões.
"O Estado que dirijo está localizada no litoral, banhado pelo oceano atlântico, tem grande potencial em gaz natural, e tomamos conhecimento que o Namibe também tem reservas de petróleo, daí o interesse em aprofundar a cooperação neste domínio", frisou.
Fez saber que o Estado de Bayelsa está situado na região Sul da Nigéria, possui altas temperaturas, com uma média anual de 56 graus.
Deu a conhecer que o maior reservatório de gás (18 trilhões de pés cúbicos) da Nigéria está em Bayelsa.
Quanto à produção agrícola, a fonte disse o seu Estado destaca-se na produção em média escala da mandioca, inhame, banana, milho, arroz, cana-de-açúcar, óleo de palma, assim como a madeira.VR/FA/SC